E Dilma governando, Ensino superior do PR pode ganhar mais vagas
O Paraná será o primeiro estado a receber recursos do governo federal para ampliar a oferta de vagas nas universidades estaduais. A promessa é do Ministério da Educação (MEC), que elabora um programa piloto para auxiliar financeiramente as instituições de ensino superior financiadas pelos estados. Até 2015, a expectativa é dobrar o número de estudantes nas sete universidades paranaenses.
Segundo o MEC, a liberação de verba para o estado servirá de modelo para expandir o programa a outras regiões do país. O Paraná foi escolhido por ter uma das melhores e mais estruturadas redes estaduais de ensino superior do país. Recentemente, por exemplo, o curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obteve a maior nota do Brasil no Centro Preliminar de Curso do MEC.
A proposta, anunciada ontem, em Curitiba, priorizará cursos de licenciatura, Medicina e engenharias. Embora não haja definição de valores nem previsão de quando os investimentos serão repassados, o projeto federal deve estar em funcionamento em todos os estados até 2013.
Em reunião com reitores das sete universidades do Paraná, o secretário de Educação Superior do MEC, Luís Cláudio Costa, recebeu um documento com as principais demandas das instituições. “Há um sistema de ensino superior muito organizado no Paraná e o MEC vai viabilizar recursos para que esse sistema seja potencializado”, disse.
O Paraná foi o primeiro estado a ser visitado. Durante todo o ano de 2012, o MEC recolherá os estudos de demandas produzidos por universidades estaduais de todo o país para, só então, definir como o sistema funcionará efetivamente. Além da abertura de novas vagas, Costa informou que a assistência estudantil – incluindo residência, alimentação e transporte para universitários de baixa renda – também deve ser incluída no planejamento de repasses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário